Daily News – Aversão a Risco – All About Russia!

Os ativos de risco estão operando com claro viés de aversão a risco essa manhã, com destaque para queda das bolsas e alta no preço do petróleo, após os desenvolvimentos na Ucrânia na tarde de ontem.

 

Comentei mais a fundo sobre esses desenvolvimentos aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_dan-kawa-on-twitter-activity-6901639156590530560-qrOB.

 

Reforço que, os conflitos geopolíticos costumam ter duração curta, impacto acentuado (porém rápido) e retornarem ao ponto de partida pouco tempo depois:



Desta vez, contudo, o contexto internacional é um pouco diferente e mais frágil do que no passado recente e merece alguma preocupação adicional.

 

Os baixos estoques de petróleo e gás natural, na Europa e no Mundo, são um foco importante de potencial ruptura para a economia global nos próximos dias/semanas:


 

O Petróleo Brent já testou o patamar de $99 essa manhã. As commodities de energia são o principal foco de contágio desta crise para o resto do mundo:


 

A bolsa da Rússia cai mais 6% hoje, após queda de 10% ontem:

 


Na Alemanha, o IFO – um dos indicadores de confiança mais importantes de toda a Europa – apresentou alta acima das expectativas, mostrando uma economia sólida após a última onda de Covid, mas ainda antes dos desenvolvimentos na Ucrânia:

 

*IFO FEB. GERMAN BUSINESS CONFIDENCE INDEX AT 98.9; EST. 96.5 *IFO FEB. GERMAN EXPECTATIONS INDEX AT 99.2; EST. 96.2 *IFO FEB. GERMAN CURRENT ASSESSMENT INDEX AT 98.6; EST. 96.5

 

No Brasil, um “pacote de bondades” econômicas ainda está em desenvolvimento: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/02/21/apos-carnaval-planalto-anunciara-pacotao-que-inclui-credito-de-r-100-bilhoes-e-renegociacao-de-dividas.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Guerra Comercial e Inflação no Brasil

Juros Brasil