Daily News – China e Brasil em Foco.

A manhã está sendo de recuperação da bolsa dos EUA, após um “sell-off” rápido e acentuado no final da tarde de ontem. Como tenho escrito neste fórum, vi a recuperação das bolsas na segunda metade de março como um movimento técnico. Este começo de abril será fundamental para termos uma sensação melhor se está tese estava correta.

 

Não vejo mudanças substanciais no cenário que justificam uma mudança de postura em termos de alocação.

 

Na China, a Covid está levando a uma forte desaceleração da atividade econômica, em um ambiente base que já era de fragilidade. Por mais que eu veja os impactos das “ondas pandêmicas” com pontuais, a base da economia chinesa era fraca e o país terá dificuldades em sustentar um crescimento mais robusto ao longo do ano:

 




Acredito que este cenário esteja, por hora, sendo subestimado pelo mercado. Alguma atenção precisa ser dada aos preços das commodities em meio a este ambiente. Ainda estamos na fase em que a tese de inflação no mundo domina os noticiários, mas o tema de desaceleração (recessão) pode ganhar corpo nos próximos meses.

 

A inflação na Área do Euro ficou em 7.5% YoY em março (com alta concomitante do núcleo da inflação), patamar extremamente elevado e fora do comum. Os números estão excedendo qualquer expectativa do ECB e colocando imensa pressão para a aceleração do ritmo de normalização monetária:

 



Ainda na Europa, o Flash PMI caiu em março, em um movimento esperado após a eclosão do conflito na Ucrânia:

 


No Brasil, os dados de emprego divulgados pelo IBGE ontem mostraram recuperação do emprego, mas em um pano de fundo de pressão na renda real, devido a alta acelerada da inflação. A despeito dos inequívocos sinais de melhora para o emprego nos últimos meses, o seu patamar ainda é preocupante (desemprego alto) e a renda do trabalhador está sendo corroída pela inflação.

 



Olhando à frente, uma taxa de juros mais alta e uma renda real mais baixa, com a inflação ainda elevada, deverá exercer pressão negativa no crescimento ao longo do ano. Não por acaso, o governo vem trabalhando para anunciar medidas que visam aliviar este efeito, seja no corte de impostos, ou com medidas pontuais.

 

Encerro hoje com “palmas” aos fundos multimercados: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_portf%C3%B3lio-strategy-o-ano-dos-fundos-multimercados-activity-6915398671224205312--mWw?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?