Giro do Final de Semana

By Dan Kawa

 

Local:

Com erros gigantescos nas pesquisas eleitorais, especialmente nas corridas para governos estaduais e para o senado, estamos caminhando para uma eleição com vitórias relevantes de aliados do atual presidente para os governos estaduais e para o senado federal. A bancada da Câmara também apresenta uma força relevante da direita e centro-direita.

 

A eleição presidencial acabou sendo muito mais apertada do que as pesquisas apresentaram, mas ainda será um segundo turno bastante disputado em meio a um cenário “em aberto”.

 

Espero uma reação positiva dos ativos locais na segunda-feira.

 

A vitória de diversos candidatos de direita e centro-direita reduz o risco de um eventual governo de Lula ser excessivamente a esquerda, dado a enorme oposição que irá encontrar.

 

Internacional:

Enquanto acompanhamos as eleições no Brasil, o banco Credit Suisse entra no radar dos mercados internacionais. Há rumores de que o banco pode estar insolvente. O tema já é trending topics no Twitter.

 

Vale lembrar que problemas bancários podem ser profecias autorrealizáveis. Isso é, o simples fato de haver rumores crescentes, podem levar a uma corrida bancária e a um problema de liquidez da instituição.

 

Por ser uma instituição global e alavancada, qualquer situação mais grave poderia gerar contágios relevantes aos mercados financeiros globais.

 

Por ora, são apenas rumores. Contudo, devemos ficar atentos, pois pode ser um tsunami internacional.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?