Daily News – Eleição: A Governabilidade do Brasil

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom de maior estabilidade, mas ainda com viés claramente negativo. Após os resultados do primeiro turno das eleições no Brasil, o EWZ (índice de ações brasileiras em NY) opera em alta de 3% e a PBR (ações da Petrobras) sobem 5% no pre-market americano.

 

Ontem escrevi sobre os resultados das eleições locais e os rumores em relação a um banco europeu, aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_giro-do-final-de-semana-elei%C3%A7%C3%A3o-by-dan-activity-6982489191943159808--_1s?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

O segundo turno está em aberto, mas continua sendo um trabalho arguo para Bolsonaro reverter o resultado do primeiro turno, em que Lula se apresentou em primeiro colocado.

 

De qualquer modo, a composição do Congresso mostra que a governabilidade do próximo presidente dependerá de alianças com o dito “Centrão”. Além disso, a força dos partidos de direita no Congresso e nos Governos Estaduais sinaliza que a governabilidade de Bolsonaro seria mais tranquila. Importantes reformas poderiam ser feitas com certa celeridade assim que Bolsonaro estivesse reeleito.

 




Lula, um hábil articulador político, seria capaz de conduzir o país, caso eleito. A oposição, contudo, reduz o risco de guinadas mais a esquerda de um eventual governo petista. Este, talvez, seja o grande ponto positivo deste primeiro turno.

 

No Reino Unido o governo abandonou um dos principais pontos de seu pacote fiscal.

 

As ações do Credit Suisse caem mais 8% esta manhã. Os bonds do banco estão operando abaixo de 70% do valor de face, menor patamar deste ciclo. Corridas bancárias e quebra de bancos são profecias autorrealizáveis. Este tipo de movimento certamente irá causar mais desconforto nos clientes do banco.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?