Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?

Os ativos de risco “engataram” uma dinâmica mais positiva desde a manhã de ontem, mesmo diante de dados econômicos mistos nos EUA. Vimos um PMI mais fraco, apontando para uma desaceleração do crescimento, mas em meio a dados de emprego ainda robustos:

 


Os últimos dias foram marcados por sinais de arrefecimento da inflação, porém perda de momento adicional do crescimento ao redor do mundo:

 


Ao que me parece, o mercado está, neste momento, precificando um cenário de “Goldilocks”. A posição técnica saudável e o valuation atrativo de algumas classes de ativos e regiões do mundo (como Brasil) estão dando suporte adicional a este movimento. Veja como o mercado está tecnicamente muito “vendido” em S&P500:

 


O movimento vem sendo liderado por uma forte alta dos mercados na China e de todos os ativos dependentes da demanda do país. Após dados recentes mais fracos de atividade econômica, o mercado parece esperar medidas de afrouxamento monetário, creditício e fiscal que venham a dar suporte ao crescimento global.

 

Ao exato momento em que escrevo, está notícia chega aos mercados: CHINA CONSIDERS PROPERTY SUPPORT PACKAGE TO BOOST THE ECONOMY.

 

A depender do tamanho e efetividade destas medidas, poderia ser um ponto de inflexão importante para a economia da China e para os ativos dependentes da demanda chinesa. Teria um efeito secundário fundamental e positivo para o  Brasil e seus ativos.

 

Reforço que ainda é cedo para sabermos se são apenas rumores ou qual será o tamanho, profundidade e efetividade das medidas. Contudo, como o economista chefe da Verde declarou essa semana, poderia ser um “risco de cauda” positivo para os mercados no Brasil.

 

Na ausência de uma mudança substancial de cenário local, com sinais de queda da inflação e dados mais robustos de crescimento, os ativos no Brasil têm se favorecido deste pano de fundo global. O destaque fica não apenas para a ancoragem da curva de juros futuros abaixo de 12%, como para o excepcional desempenho de curto-prazo das ações cíclicas locais.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?