Brasil: Mudança relevante na corrida presidencial.

A grande novidade do cenário ficou por conta do anuncio do chamado “Centrão”, no Brasil, de que irá apoiar Geraldo Alckmin, do PSDB, na corrida presidencial. Este acordo irá garantir um tempo de TV extremamente relevante para Alckmin, especialmente em uma campanha curta e com recursos mais limitados. Além disso, o apoio deste “bloco” também garante alguma capilaridade maior a Alckmin em alguns municípios e regiões aonde estes partidos apresentam presença relevante.

Acredito que este anuncio seja extremamente relevante para a corrida presidencial, pois irá colocar Alckmin em uma posição muito melhor que anteriormente, e melhor do que seus principais concorrentes diretos. Entendo que isso não será visto nas pesquisas eleitorais no curto-prazo, mas certamente após começada a campanha. Acredito que exista espaço para os ativos locais apresentarem desempenho relativo e absoluto positivo no curto-prazo, pois vejo a posição técnica do mercado como neutra para levemente na ponta negativa (fundos e tesourarias com viés negativos Brasil).

De qualquer maneira, a incerteza eleitoral permanecerá. Este movimento positivo pode ser rápido e acentuado, porém não definitivo. Ainda teremos bastante volatilidade até o dia das eleições.

Vale aqui um comentário adicional. Depois de tudo o que foi falado sobre a busca pelo “novo” nas eleições, pelo “outsider”, estamos caminhando para um pouco de “mais do mesmo”, com coligações meio que esperadas, e candidatos que estão na política há décadas. Neste ambiente, ainda fico na dúvida se a teoria que nestas eleições as mídias sociais terão impacto tão relevante, ou mais relevante, do que a campanha clássica via TV, rádio e “corpo a corpo” de fato será válida, ou se a TV (rádio e afins) ainda terá um impacto ainda mais decisivo. Se este último for verdade, Alckmin abriu uma vantagem espetacular sobre seus concorrentes.

No cenário internacional, a China continua mostrando fragilidade. A noite foi de volatilidade. Após uma abertura bastante negativa, após um fixing da moeda em níveis depreciados, os mercados locais apresentaram recuperação, com estabilização da moeda e forte alta das bolsas. Existem rumores de que houve intervenção brusca do PBoC no mercado.

Minha visão exposta aqui ontem sobre a China continua válida: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/07/algumas-palavras-sobre-china.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?