China: Sinais adicionais de desaceleração gradual da economia.


Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade essa manhã, apenas com um leve destaque negativo para a queda no preço das commodities metálicas não preciosas e do petróleo.
O destaque da manhã ficou por conta dos dados de atividade econômica na China. A produção industrial surpreendeu negativamente, a despeito do PIB e do número de investimentos terem ficado dentro das expectativas do mercado. Os números de hoje confirmam um cenário de desaceleração da economia chinesas, o que corrobora a preocupação e a recente atuação do governo e do PBoC na tentativa de administrar este movimento da maneira mais gradual e suave possível.
No Brasil, não houve notícias formais em torno do encontro do “Centrão” para decidir a candidatura a presidente. Segundo a Folha de São Paulo Ciro Gomes irá dar enfoque em seu programa de Governo com o intuito de atrair o DEM e seus aliados.
De acordo com a mesma Folha, a equipe economia não irá cumprir as pautas bomba do Congresso:
A secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, afirma que a equipe econômica não vai cumprir parte das pautas-bomba aprovadas pelo Congresso Nacional.

À Folha, Vescovi diz que espera um parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para subsidiar a manutenção de alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os fabricantes de refrigerantes instalados na Zona Franca de Manaus.
Dados de atividade econômica na China:
Q2 real GDP: +6.7% yoy (GS forecast: +6.8% yoy, Bloomberg consensus: +6.7% yoy); +6.6% quarter-over-quarter annualized in Q2 vs Q1, seasonally adjusted by GS. Q1: +6.8% yoy, +7.2% qoq annualized.

Industrial production (IP): +6.0% yoy in June (GS forecast: +6.6% yoy, Bloomberg consensus: +6.5% yoy); +7.7% month-over-month annualized in June vs. May, seasonally adjusted by GS. May: +6.8% yoy, +4.6% mom annualized.

Retail sales: +9.0% yoy in June (GS: +9.0% yoy, consensus: +8.8% yoy); May: +8.5% yoy.

Fixed asset investment (FAI): +6.0% ytd yoy in June (GS: +6.3% yoy, consensus: +6.0% yoy); single month June growth: +5.8%; May single month yoy: +3.9%.

Property-related data:

Floor space sold: +4.5% yoy in June, vs. 8.0% yoy in May (value of sales +17.1% yoy, vs. +20.6% yoy in May).

Floor area under construction: +2.5% yoy in June, vs 2.0% yoy in May.

New starts: +15% yoy in June, vs. +20.5% yoy in May.

Real estate investment: +8.3% yoy in June, vs. +9.9% yoy in May.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?