EUA: Crescimento sólido, mercado de trabalho apertado, Fed atento.


O dia trouxe algumas informações passivas de comentários:

Brasil – A XP Investimentos divulgou pesquisa com alguns de seus clientes em relação as expectativas para as eleições. A maior parte dos entrevistados (mais de 50%) esperam um segundo turno nas eleições entre Bolsonaro e Marina ou Bolsonaro e Alckmin. Apenas uma parcela menor espera um segundo turno com dois candidatos mais extremos.

Na minha visão, o cenário eleitoral continua extremamente incerto. Não podemos descartar cenário mais extremos do ponto de vista do mercado, dado as inúmeros indefinições que temos pela frente. Assim, ainda existe amplo espaço para deterioração dos ativos locais caso cenários mais extremos se desenvolvam.

O dia foi de deterioração nominal e relativa dos ativos locais. O BCB continuou ausente do mercado de câmbio. Com o dólar a 3,93, o mercado parece mais ajustado após as excessivas intervenções do BCB, mas claramente ainda existe ampla demanda por hedge. O mercado de juros, contudo, ainda parece estar sendo muito afetado pela atuação do Tesouro e não podemos descartar um ajuste (altista nas taxas) uma vez o Tesouro se afastando das intervenções.

EUA – O ADP Employment mostrou uma criação robusta de vagas de trabalho. O ISM Non-Manufacturing mostrou uma economia robusta. As evidências qualitativas do ISM do Markit PMI mostram um mercado de trabalho extremamente apertado e pressões inflacionarias se acumulando.

As Minutas do FOMC apresentaram um quadro em linha com este descrito acima, mas algum receio pontual com relação a “Guerra Comercial” e os desafios enfrentados pelos mercados emergentes.

Acredito que a economia norte americana seja relativamente fechada e a “put” do Fed seja mais “fora do dinheiro” em um ambiente de aperto da economia e acúmulos inflacionários. Os dados de emprego amanhã e o Core CPI na semana que vem serão determinantes para este quadro e, consequentemente, para a dinâmica dos ativos de risco.

Por ora, não vejo nenhum motivo para alterar o cenário base que vem se desenvolvendo desde o começo do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?