ECB Strikes Back!

Os ativos de risco reagiram de forma atrasada, porém racional, as medidas anunciadas pelo ECB, e divulgadas na manhã de quinta-feira. O dia foi de forte alta nas bolsas, queda do dólar e do ouro, e alta das commodities (petróleo e metálicas não preciosas). Interessante observar a abertura de taxas de juros nos EUA. Na minha visão, um movimento que faz total sentido. As medidas anunciadas pelo ECB reduzem os riscos à economia mundial e afrouxam as condições financeiras globais, abrindo espaço para o Fed dar continuidade a um processo de alta de juros.

Os ativos no Brasil seguiram a tendência global, com uma pitada adicional do ambiente político local.

Acredito que as medidas do ECB reduziram os riscos de cauda da economia mundial, mas ainda tenho receio em torno do cenário de crescimento da China. Por hora, a dinâmica dos ativos de risco mostra que precisamos de algum fato novo para inverter esta tendência mais positiva dos mercados financeiros globais. Vejo como potenciais vetores de ruptura dessa tendência dados de crescimento da China e/ou uma surpresa por parte do FOMC.

No Brasil, teremos a convenção do PMDB no sábado. Não é esperado uma ruptura oficial do partido com relação ao governo, mas sim uma série de críticas e potenciais dissidentes. Uma ruptura total e oficial seria um importante passo na direção do impeachment. No domingo, teremos as manifestações contrárias ao governo. Espera-se uma adesão grande nas principais capitais do país mas, especialmente, em São Paulo.


Minha visão em relação aos mercados externos se mostrou errada. Assim, estamos com posições mais comedidas neste momento e com postura mais tática. Mantemos uma posição aplicada na parte intermediária da curva local de juros, e comprados em NTNBs longas, mas reduzimos a exposição aos vértices mais curtos. A posição vendida em BRL foi reduzida organicamente devido à perda de delta de opção. Ainda vejo espaço para novas rodadas de apreciação dos ativos locais caso a probabilidade de impeachment continue subindo, mas vejo indicadores técnicos que mostram um mercado overbought, o que poderia gerar alguma correção de curto-prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?