Bancos Centrais em Foco. Fed afrouxa as condições financeiras.

Seguindo a decisão do Fed em elevar a taxa básica de juros em 25bps, o PBoC, na China, anunciou uma alta de 10bps nos principais instrumentos de política monetária do país. A decisão é uma clara resposta ao anuncio do Fed, e reforça o cenário de que o policy makerchinês pretende adotar uma postura mais neutra, senão  um pouco mais apertada, em meio a um cenário de crescimento saudável e inflação um pouco mais elevada.

No Japão, o BoJ manteve sua política monetária estável, como era amplamente esperado.

Vale lembrar que a decisão do Fed e do PBoC reflete uma compreensão de uma economia mais sólida e robusta, com a redução dos riscos negativos. A inflação está em alta, mas ainda contida. Assim, os ajustes de política monetária não devem ser vistos como negativos do ponto de vista de risco para os mercados financeiros globais. O cenário seria alterado, contudo, caso as altas de juros comecem a afetar negativamente o quadro para o crescimento econômico global.

Será interessante observar como o Fed irá se portar após os movimentos de ontem. Mesmo com a alta de 25bps, as condições financeiras apresentaram forte afrouxamento, devido a percepção de um gradualismo ainda grande por parte da autoridade monetária. Neste ambiente, é natural supor que o Fed possa continuar acelerando o processo de normalização monetária do país.

Na Holanda, um outro “risco de cauda” foi evitado, com as eleições parlamentares não mostrando um avanço expressivo de partidos radicais, especialmente os anti-Euro e anti-Establhishment.

Na Austrália, os dados de emprego ficaram muito abaixo das expectativas, mostrando um quadro ainda de fraqueza da economia, o que sugere a manutenção de um diferencial de política monetária grande, justificado pela diferença de estágio de ciclo econômico, em relação aos EUA.

No Brasil, as manifestações contra a Reforma da Previdência apresentaram adesão baixa e viraram nota de rodapé nos jornais, o que deve ser visto como positivo para os ativos locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?