Daily News – Sinais de Desaceleração

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade. Destaque para a queda de preço das commodities, após mais alguns sinais de desaceleração global, como a queda do ISM Serviços nos EUA divulgada ontem:

 




No Brasil, os indicadores de alta frequência apontam para uma desaceleração da economia, como podemos ver no IGet do Varejo coletado pelo Santander, que mostra queda de quase 4% do varejo em maio:

 


Na Alemanha, o Factory Orders, após cair mais de 10% em março, apresentou queda de 0,4% em abril, muito acima das expectativas de alta de 2,8%:

 


Há rumores de novas medidas de alívio monetário por parte do governo chinês: https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-06-06/china-asks-big-banks-to-cut-deposit-rates-again-to-boost-economy?utm_medium=social&utm_content=nextchina&cmpid=socialflow-twitter-business&utm_campaign=socialflow-organic&utm_source=twitter#xj4y7vzkg.

 

A Austrália elevou sua taxa de juros em mais 25bps, o que está dando suporte ao AUD essa manhã, a despeito de um dólar levemente mais forte ao redor do mundo.

 

A despeito dos sinais de desaceleração que são incipientes, porém continuam a se acumular, os BCs ainda sinalizam que têm um trabalho no processo de desinflação global. Ao que tudo indica, teremos que conviver em um cenário de desaceleração do crescimento, com juros mais elevados, por mais tempo.

 

As quedas de juros que algumas curvas futuras no mundo precificam podem ter que ser “testadas” por bancos centrais mais persistentes no processo de combate a inflação, ou seja, mantendo juros mais altos, por mais tempo, mesmo diante de um crescimento mais baixo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?