Daily News – Inflação e Crescimento para Baixo.

Nos últimos dias, o mercado parece um pouco mais preocupado com o cenário para o crescimento global, com uma dinâmica de preço muito mais frágil dos ativos cíclicos e dependentes de crescimento.

 

Nos EUA, o Chicago PMI ontem apresentou forte queda e ficou em patamar extremamente deprimido:

 


Contudo, o JOLTs – indicador de emprego – mostrou um mercado de trabalho ainda robusto, em patamar elevado, a despeito da moderação recente:

 


O mercado americano voltou a precificar uma probabilidade alta de mais uma alta de 25bps nas taxas de juros locais.

 

Os dados recentes mostram sinais mistos para a combinação de inflação e crescimento, o que coloca o Fed em uma situação mais delicada e incerta em termos de política monetária. O caminho descrito por Nick Timiraos do WSJ para a política monetária parece fazer bastante sentido: https://twitter.com/DanKawa2/status/1664053574173687808?s=20.

 

No Brasil, a taxa de desemprego apresentou novo recuo, apresentando um mercado de trabalho forte (talvez no “pleno emprego” para os padrões de Brasil). O CAGED mostrou uma criação robusta de vagas de trabalho em abril:

 


As contas públicas, conforme fiz um breve comentário ontem, ficaram acima do esperado em abril, mas há tendências que precisarão ser endereçadas de queda de receita e aumento de despesas, para evitar uma deterioração mais aguçada à frente:

 


Não me parece que o mercado irá reagir a pioras marginais de fiscal no curto-prazo, mas o acúmulo de “notícias ruins” pode ser um problema caso o cenário externo apresente deterioração nos próximos meses.

 

 Na Europa, como os dados de Alemanha e França haviam indicado ontem, a inflação de abril ficou abaixo do esperado, no primeiro sinal mais claro de acomodação da inflação na região. O ECB ainda não finalizou a sua batalha contra a inflação, mas surge “uma luz no fim deste túnel”:

 


Na Alemanha as vendas no varejo apresentaram forte queda de 10% YoY, em mais um sinal de arrefecimento da demanda:

 


O China Caixin PMI, ao contrário do PMI “oficial” divulgado ontem, apresentou alta, mostrando um cenário divergente para a economia. O Caixin tende a ser mais focado em empresas menores:

 


O mercado, em geral, vem operando em bandas curtas, sem tendências definidas, com alguma volatilidade, porém menos do que no passado recente. Este ambiente tem levado a poucas (ou nenhuma) mudança substancial de portfólio nas últimas semanas/meses.

 

Gosto de um portfólio mais diversificado entre classe de ativos e regiões do mundo. Continuo achando válido ir aumentando a exposição ao tema de desaceleração global, com proteções para recessão e para uma eventual inflação mais alta, por mais tempo.

 

**As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?