Daily News – Giro do Final de Semana

Após o otimismo da semana passada, os ativos de risco estão abrindo a semana com movimentos mais suaves, exceto no mercado de commodities. A OPEP anunciou um corte adicional e inesperado de produção, de 1mm de barris/dia, que será feito unilateralmente e voluntariamente, pela Arábia Saudita.

 

O Brent sobre cerca de 2% neste momento. As commodities operam em alta, o dólar levemente mais forte e as bolsas estáveis. O mercado de juros voltou a apresentar abertura de taxas no mundo desenvolvido.

 

Na sexta-feira comentei sobre os “Riscos Positivos” ao cenário e o impacto que eles estavam tendo na dinâmica de curto-prazo: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_um-risco-de-cauda-positivo-parte-ii-by-activity-7070502063423524864-dooC?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

Na China, na direção contrária de todos os indicadores de crescimento divulgados nos últimos dias, o Caixin Services PMI apresentou alta e ficou acima das expectativas do mercado:

 


Na Área do Euro, o PPI caiu para 1% YoY, vindo de exorbitantes 43% há poucos meses. Vale lembrar que o maior problema inflacionário na Europa atualmente reside na inflação de serviços e nas pressões de salários:

 



Nos indicadores técnicos de curto-prazo, ainda não há excessos evidentes, mas o mercado já migra claramente para um ambiente um pouco menos saudável em termos de posicionamento de prazos mais curtos:

 


Uma das maiores consequências da recente crise bancária nos EUA deverá ser uma nova onda de regulação bancária. Isso deverá ter impactos de longo-prazo na economia e nos mercados. Os bancos devem se transformar, cada vez mais, em “utilities”, e a economia depender cada vez mais da “desbancarização” e do mercado de capitais para se financiar: https://www.wsj.com/articles/big-banks-could-face-20-boost-to-capital-requirements-c68c1e1b?mod=latest_headlines.

 

Os mercados no Brasil seguem seguindo a narrativa internacional, com o ponto positivo a seu lado de ser visto como um mercado “barato” e cuja posição técnica de mostra saudável. O IPCA será o grande destaque da semana, e poderá definir a direção dos ativos locais das próximas semanas.

 

Artigo interessante do Valor sobre falências no Brasil e suas consequências para os credores: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2023/06/01/falencia-dura-pelo-menos-16-anos-e-paga-pouco-a-credor-aponta-estudo.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?