Petróleo em Foco.


O Petróleo fechou o dia em patamar mais elevado do que pela manhã, mas longe dos picos da noite de ontem.

A questão na Arábia Saudita me preocupa mais pelo potencial dano geopolítico. Precisamos saber qual será a reação dos EUA e seus aliados, caso fique comprovado que o ataque foi fruto de uma coordenação do Irã.

Uma reação bélica poderia trazer consequências muito negativas para a economia global – via alta mais estrutural do preço do petróleo – e para os mercados financeiros – através de mais inflação e menos crescimento.

O evento, se não passar de pontual, tem impacto apenas no curto-prazo. Hoje temos mais dúvidas do que certezas.

A desaceleração da China, comentada pela manhã, me preocupa muito mais. Contudo, o mercado ainda está operando com viés positivo, na narrativa de potencial acordo na Guerra Comercial e eventual recuperação do crescimento mundial.

Os ativos locais apresentaram bom desempenho. O potencial leilão da Cessão Onerosa em novembro pode atrair ainda mais investidores em busca de um “porto seguro” de petróleo com a crise no Oriente Médio, o que pode ter feito preço hoje, em especial.

De qualquer forma, seguiremos reféns do que ocorre no mundo neste curto-prazo, na ausência de notícias relevantes no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?