Daily News – Risk-off: Petróleo e China.


Os ativos de risco estão abrindo em tom negativo, com movimentos clássicos de “risk-off”. Dois movimentos explicam esta dinâmica. Primeiro, os eventos relacionados ao Petróleo, já comentados aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/09/petroleo.html.

Segundo, os dados de atividade econômica na China que mostraram um crescimento muito mais fraco do que o esperado em agosto.

O Petróleo chegou a operar em alta entre $6 e $8 entre o WTI e o Brent mas, neste momento, apresenta uma alta mais moderada. Os EUA anunciaram que irão liberar parte de suas reservar com o intuito de manter o mercado fluido e líquido.

Ainda há muitos rumores e poucas informações concretas sobre o tempo que será necessário para colocar a produção da Arábia Saudita de novo no patamar anterior. A Goldman Sachs (vide abaixo) vez algumas simulações interessantes sobre o impacto disso no preço do Petróleo:



Na China, os dados de atividade econômica de agosto ficaram muito abaixo das expectativas. Os números mostram uma economia em desaceleração, não apenas devido a Guerra Comercial, mas devido a uma pressão sua demanda doméstica.

É interessante notar como alguns setores mais dependentes do governo já mostram alguma estabilização ou leve recuperação, fruto das medidas de estímulo anunciadas nos últimos meses.





Contudo, o Governo está sendo incapaz, por ora, de conseguir estabilizar a economia já que o vetor de desaceleração, desta vez, apresenta um componente interno mais relevante.

Não me parece ser coincidência que a China buscou um tom mais conciliador na Guerra Comercial recentemente. Novas medidas de estímulo e suporte à economia devem ser anunciadas para tentar administrar esta situação.

Finalmente, as esperanças do mercado de uma recuperação ou estabilização do crescimento global podem estar sendo atendidas segundo o indicador de surpresas econômicas do Citibank. Resta a dúvida: Será essa recuperação estrutural ou apenas cíclica/pontual?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?