Daily News – Incertezas.


Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, ainda buscando respostas para os eventos recentes relativos ao Petróleo e, agora, com uma nova angústia, que é a forte elevação da taxa da Libor.

O Petróleo cai cerca de $1 neste momento, mas ainda com volatilidade elevada e sem conclusões claras para a situação. Comentei isso na tarde de ontem: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/09/petroleo-em-foco.html.

Uma nova angústia, ou incerteza, surge no mercado, que é a alta na taxa da Libor, ou da Libor-OIS na segunda-feira. A Libor é a taxa que os bancos emprestam dinheiro de curto-prazo nos EUA. A OIS é a taxa básica de juros medida pelos Fed Funds.

A Libor costuma abrir taxas em momentos de ausência de liquidez, seja em finais de mês ou de trimestre, ou por problemas de solvência no sistema financeiro.

A alta da Libor e da Libor-OIS ontem ainda é inconclusiva, mas por não ser final de mês ou de trimestre chama a atenção. Elevações dessa taxa, no passado, precederam crises financeiras mais graves.


Na Alemanha, o ZEW apresentou recuperação das expectativas, mas nova queda da situação corrente. É algum alento para o cenário, mas longe de ser uma melhora definitiva:

German ZEW Survey – Current Situation Sep -19.9 (est -15.0; prev -13.5)
German ZEW Survey – Expectations Sep -22.5 (est -38.0; prev -44.1)


Em Cingapura, as exportações de eletrônicas mostraram nova e expressiva queda, confirmando um cenário de desafios ao crescimento do país, da Ásia como um todo e do mundo. Não há sinais consistentes de establização, pelo menos ainda:


A mídia chinesa confirmou que haverá um encontro com os EUA, em solo americano, para avançar nas negociações em torno da Guerra Comercial. A delegação chinesa será liderada pelo Deputy Finance Minister e será uma “low level delegation”.

A WeWork teve que adiar o seu IPO após uma recepção ruim dos investidores. As ações do Softbank, um dos seus maiores acionistas, sofreram após a notícia. Os IPOs recentes de grandes empresas privadas de tecnologia acendem uma luz amarela no mercado. O investidor já não atura mais qualquer desaforo:


No Brasil, o Valor traz informação de que a Reforma Tributária do governo ficou desfigurada e aquela que tramita no Congresso deve prevalecer. Esta Reforma do Congresso é vista como positiva pelos economistas e pelo mercado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?