Daily News – Bolsa: Grande Rotação!


As bolsas globais estão apresentando leve realização de lucros, na ausência de notícias relevantes. O movimento é normal e natural após a alta recente dos mercados. Os ativos de risco, em geral, continuam testando as bandas de cima dos “ranges” recentes.

Interessante observar o que está ocorrendo no mercado local e global nos últimos dias. Uma grande rotação ("rotation") dos investidores para os setores de Commodities e Bancos.

O mercado compra a expectativa de recuperação do crescimento e, consequentemente, de BCs menos dovish. Assim, a melhor expectativa de crescimento ajuda o fluxo para as Commodities e as expectativas dos BCs ajudam os bancos (juros mais altos). Se este movimento será sustentável, ou apenas cíclicos/ajuste de posição, ainda não sei.

Este movimento é global, mas também se manifesta no Brasil. As ações cíclicas locais, de menor liquidez, porém detidas por grande parte dos fundos “Valor”, sofreram forte queda nos últimos dias, em detrimento a alta das “Blue Chips” como Bancos, Petrobrás, Vale e Siderúrgicas, principais componentes do índice.

Sigo gostando das ações cíclicas locais. Acredito que este movimento seja de ajuste técnico de posição, que havia ficado tecnicamente comprometido e com “valuations” esticados no curto-prazo. É sempre difícil prever até que ponto irão estes movimentos, mas o longo-prazo ainda me parece animador para estes setores.

Na China, o PPI ficou abaixo das expectativas e em deflação, mostrando um quadro de baixíssima demanda industrial. Este é mais um sinal que corrobora o cenário de baixo crescimento no país.

Por outro lado, o CPI ficou bem suportado pelo preço de Alimentos, puxado pela alta dos Suínos com a Gripe que afeta a região.




Na Europa, dados negativos de crescimento, com a produção industrial da Itália e da França abaixo das expectativas.

Italy Industrial Production (M/M) Jul: -0.7% (est -0.1%, prevR -0.3%)

France Manufacturing Production (M/M) Jul: 0.3% (est 0.8%, prev -2.2%)

Finalmente, o setor de Tecnologia da bolsa dos EUA passa por um processo de provação. O mercado nos EUA já não está mais “aturando qualquer desaforo”, ou “comprando qualquer história legal” no que diz respeito ao setor de tecnologia.

A mídia divulga que o WeWork pretende cortar seu valuation no IPO de US$47bi da última captação privada, para US$20bi em um eventual IPO.

Ação de Uber, Lyft e Pinterest apresentaram forte queda dos picos recentes  ( Uber e Lyft operam bem abaixo de seus preços de IPO). Parece uma mudança de dinâmica do mundo com liquidez abundante que perdurou até 2017...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?