Brasil: De volta ao jogo!



O grande destaque do dia ficou por conta das Vendas no Varejo no Brasil em julho. O número ficou bem acima das expectativas, mostrou uma alta robusta, espalhada e disseminada do Varejo no mês.

É o segundo sinal de recuperação do crescimento após o PIB do segundo semestre. O número é positivo para "cíclicos locais" na bolsa, bom para o BRL, menos trivial para os juros (vide: https://twitter.com/DanKawa2/status/1171756588668989441).

O número está em linha com o cenário de uma economia em começo de ciclo de recuperação, contra um cenário de mundo em estágio avançado do ciclo. Isso deve favorecer os ativos do Brasil em alocações globais.

Após o massacre dos últimos dias dos “cíclicos locais”, vimos uma recuperação desses setores. Acredito que a queda recente foi fruto de ajuste técnico e fluxo. Isso deve ser revertido ao longo do tempo.

Nos EUA, o S&P, como exemplo, voltou ao patamar de 3.000 pontos, próximo a “banda” superior do “range” recente, em linha com o que eu vinha comentado sobre um curto-prazo mais construtivo a despeito de um longo-prazo ainda desafiador.

O PPI e Core PPI ficaram mais altos do que o esperado em agosto. Funciona como alguma restrição para a atuação do Fed (queda de 50bps quase descartada). Não muda o espaço para um ciclo de queda de 25bps se o crescimento piorar. Inflação atua com "lags" e deve ficar mais firme final do ano.

Continuo vendo o cenário como desafiador no âmbito externo. Menor crescimento, mais inflação, margens serão comprimidas e lucros devem cair.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?