Melhora do quadro técnico local?

Boa recuperação da bolsa no Brasil hoje, ajudada pelo externo e pelas notícias de privatização. Seguimos dentro do “range” recente. Sigo cauteloso com externo, mas otimista estrutural com Brasil.

No curto-prazo, teremos volatilidade. Normal, faz parte. Há espaço para diferenciação, mas em prazos mais longos.

Pode ser que o quadro técnico local tenha melhorado nos últimos dias. Ainda me parece cedo para afirmar isso, mas hoje tivemos um sinal mais positivo. Precisamos medir os próximos dias para ter essa confirmação, ou não.

Acredito que estamos no estágio final do ciclo econômico global, mas em estágio inicial no Brasil. Se uma crise, de fato, afetar o mundo, o Brasil deverá sofrer “a reboque”. 

Contudo, acredito que estamos mais bem preparados para uma recuperação mais rápida e acentuada, como foi em 2009 após a crise de 2008 nos EUA.

EUA: Minutas do FOMC mostraram um comitê bastante dividido. Não vejo espaço, neste momento, para um corte agressivo de juros nos país. O mercado segue acreditando em um ciclo de afrouxamento monetário relativamente prolongado.

Acho factível, pois espero deterioração adicional da economia. Contudo, acho o mercado otimista demais com o poder da política monetária na atual conjuntura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?